O Jaguar E-Pace não é uma novidade, mas é uma proposta muito interessante. Por isso, regressámos a este modelo que tem tudo para responder às exigências do dia-a-dia na cidade e também pode abrir portas a pequenas aventuras fora de estrada.
Esta proposta tem muito a ver com modelos como o Range Rover Evoque e o Jaguar F-Pace, mas é três centímetros maior do que o Evoque e 13 centímetros mais curto do que o F-Pace, e isso paga dividendos numa utilização diária em cidade.
HABITÁCULO. O ambiente é sóbrio. Nesta versão, os bancos em pele onde se destacam os pespontos fazem parte do equipamento de série e assumem o carácter britânico. Mas, se a qualidade é inquestionável, o requinte poderia ter ido mais longe.
Os 2,68 metros de distância entre eixos foram conseguidos com a colocação dos pneus nas extremidades de uma plataforma que, tal como a carroçaria, é essencialmente realizada em alumínio para reduzir o peso.
Este espaço foi aproveitado para maximizar a habitabilidade, mais evidente nos bancos dianteiros do que nos posteriores, onde mais do que duas pessoas rouba algum conforto. O banco central é menos confortável e no piso surge o túnel da transmissão. Destaque para os 577 litros de volume de uma bagageira que pode chegar aos 1.234 litros com o rebatimento dos bancos posteriores.
Mas este SUV também está perfeitamente à vontade em auto-estrada, onde é capaz de manter velocidades de cruzeiro elevadas, ou em estradas secundárias, onde uma suspensão mais virada para o conforto não cria problemas com um rolamento de carroçaria aceitável, capazes de limitar a dinâmica de condução.
A caixa de velocidade automática oferece vários modos de condução que vão do "ECO", para quem pensa em poupar combustível, o "Comfort" para uma utilização familiar, ou o "Dynamic" para aqueles que apreciam uma condução mais agressiva. Mas a Jaguar vai mais além e oferece ainda uma opção para "neve/chuva/gelo", capaz de maximizar a tracção em condições limite. Graças a esta proposta, a electrónica permite progredir em condições extremas e abre as portas a algumas aventuras fora de estrada.
Esta polivalência acaba por ser o grande trunfo de um "pequeno", mas "grande" SUV, que é capaz de responder às exigências de uma nova geração ávida de opções no campo do lazer...
FICHA TÉCNICA
Cilindrada: 1.999 cc
Potência máxima: 180 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 430 Nm/1.750 rpm
Velocidade máxima: 205 km/h
0 a 100 km/h: 9,3 s
Consumo médio: 5,6 l/100 km
Emissões de CO2: 147 g/km
Preço desde: 67.749 €
+ IMAGEM. O estilo da Jaguar é inconfundível e o carácter do E-Pace tem tudo a ver com a marca britânica.
- PORTAGENS. Não faz sentido que um modelo europeu esteja condicionado em Portugal pela aberração das portagens. Este E-Pace 4x4 paga Classe 2, e isso é aberrante...
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: